Tenciona viajar para a Madeira brevemente? Não tem certeza de quantos dias são suficientes? A resposta é: pelo menos uma semana. Idealmente, 10 dias ou mais! Porquê? Embora a Madeira seja uma ilha, é bastante grande comparada com outras ilhas europeias. E a sua maior força, é sem dúvida, as várias paisagens, locais a visitar, coisas a experimentar.
Aqui está uma visão geral do que você pode visitar em 7 dias
Dia 1 e 2: Explorando a Capital
Depois de se instalar, deve passar pela cidade do Funchal e visitar os seus principais marcos. Nenhum centro da cidade pode encontrar uma Sé Catedral histórica do Funchal e explorar como ruas circundantes. Dois jardins / parques dar-lhe-ão um vislumbre da rica flora madeirense: Jardim Municipal e Parque Santa Catarina.
Na zona existem algumas adegas onde pode visitar e provar o famoso Vinho Madeira. Há também duas fortalezas históricas que você não pode deixar de, o Forte São Lourenço visitar e o Forte São Tiago, a última fica na Cidade Velha, um lugar onde você pode admirar pinturas incríveis feitas por artistas locais nas portas e paredes nesses edifícios históricos.
No segundo dia obrigar a visitar o Madeira Story Centre para saber mais sobre as origens e a cultura madeirense. Mesmo em frente a este edifício encontra-se o teleférico que vai até ao Monte. É uma experiência única, que permite ver a capital de cima.
No Monte pode visitar o Jardim Tropical Monte Palace com flores e plantas exóticas e exuberantes, e a Igreja de Nossa Senhora do Monte. Para terminar a visita não pode perder a experiência de descer de Basket Carro pelas ruelas da descida até ao Funchal.
DIA 3 – Noroeste da Ilha
Alugue um carro e conduza para o oeste, até a Ribeira Brava. Daqui pode-se ‘cortar’ pelo meio da ilha, desde a Serra d’Água até à Encumeada. Cercado por uma cordilheira em ambos os lados, há paisagens que você não vai esquecer.
Da Encumeada você pode chegar a São Vicente e visitar as Cavernas Vulcânicas. Um sítio histórico que explica as origens vulcânicas da Ilha da Madeira.
De São Vicente é uma viagem rápida até ao Porto Moniz. No caminho não pode deixar de visitar o Seixal e a Ribeira da Janela.
No Porto Moniz, se for um dia de calor, não perca a oportunidade de dar um mergulho nas piscinas naturais, formadas nas rochas.
DIA 4 – Curral das Freiras e Viagem de Catamaran
Neste dia deverá visitar o Pico dos Barcelos, um miradouro a caminho do Vale das Freiras que oferece uma vista panorâmica sobre o Funchal. Antes de chegar ao Vale das Freiras encontra a Eira do Serrado, com um miradouro deslumbrante sobre o Vale das Freiras.
O Vale das Freiras, uma pequena vila cercada por altas montanhas, recebeu o nome de um grupo de freiras que escapou das invasões de piratas no século 16.
À tarde, um passeio de catamarã permitirá avistar golfinhos e baleias muito comuns no mar da Madeira.
DIA 5 – Costa Este
Dirigindo pela Costa Leste, você visitará lugares interessantes. A primeira deve ser a estátua do Cristo Rei, no Garajau. Uma estátua com vista para o Oceano Atlântico.
A partir daqui você vai visitar Santa Cruz e, em seguida, Machico.
No final da sua viagem, encontrará a Ponta de São Lourenço, com formações rochosas e paisagens que não encontra em mais lado nenhum da Madeira.
DIA 6 – Pico Areeiro – Santana
No 6º dia deverá dirigir-se à Camacha e visitar a sua fábrica de vime. A partir daqui, pode facilmente chegar ao Pico Areeiro, o segundo pico mais alto da Madeira. Em alguns dias, você poderá ver um ‘mar’ de nuvens abaixo de você, cobrindo as montanhas.
A caminho de Santana, não deixe de experimentar uma Poncha no Ribeiro Frio. É uma bebida típica madeirense à base de rum e mel.
Antes de chegar a Santana, irá visitar o Faial e a sua imponente formação rochosa sobre o mar, chamada Ninho da Águia (Penha d’Águia).
Finalmente em Santana, uma vila histórica, podem-se ver como típicas casas triangulares.
DIA 7 – Uma Caminhada
Não se deve sair da ilha sem fazer uma das levadas. A Madeira tem uma rede de mais de 1400km de levadas, canais que transportam água das montanhas para as aldeias e vilas.
O passeio de levada mais famoso que pode fazer é no Rabaçal – 25 Fontes.